sábado, 10 de janeiro de 2009

BLOGS: UMA REVOLUÇÃO NA MÍDIA


Tudo bem, é notório que em junho, 51% da pessoas que acessaram a internet leram blogs, o que representa 11,7 milhões de leitores. No mês de maio, eram 11,4 milhões, 49,3% de quem navegava na web de suas casas conforme já noticiado pela imprensa.


Revolução dos blogs


Os blogs têm em sua essência a liberdade de expressão como ela realmente deve ser, daí o fascínio que tem provocado em milhares de pessoas mundo afora e outro tanto no Brasil, escrevendo sobre os mais variados assuntos e um fato interessante que torna muitos desses blogs campeões de audiência é algo muito simples:

Como a maioria (pra não dizer quase todos) das pessoas que escreve um blog não vive disso, é mais como um hobby, elas acabam por escolher um tema com o qual realmente se identificam, juntando aí o prazer de se dedicar horas buscando informação e informação de qualidade mesmo sem retorno financeiro algum, é o que leva muitos desses blogs, ainda que despretensiosos de início, ao sucesso.
E o Medo que as mídias tradicionais tem dos blogs?
Há muitas pessoas ligadas ao rádio e televisão criticando o crescimento dos blogs, mas o por quê disso?
Veja a Rede Globo, por exemplo, que têm perdido audiência em suas novelas para a internet, no ritmo das bolsas de valores ao redor do mundo.
O que levaria alguém a acessar um blog ao invés de uma mídia tradicional sendo que o custo é muitas vezes o mesmo para o leitor, senão o fato de que o conteúdo do blog em questão está mais interessante no momento?
Essa polêmica acirrada traz mais benefícios que malefícios, pois fazem essas poderosas e tradicionais mídias levantarem-se de seus berços esplêndidos e começarem a oferecer algo de valor ao consumidor, seja ele telespectador ou leitor...esses não querem mais sentar passivos frente à notícia de qualidade duvidosa...eles querem participar, criticar, serem ouvidos e é isso que o blog lhes proporciona: o blogueiro é apenas mais um colaborador nesse mundo virtual e não o dono da verdade. Não gostou da noticia por um motivo ou outro? Você tem a liberdade aqui e em milhares de outros blogs de se expressar sem ser vetado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário